domingo, 30 de junho de 2013

TRADIÇÕES DE JUNHO


A festa junina é composta por diversas tradições algumas específicas de determinadas regiões, outras praticadas por todo o Brasil.

Que atire a primeira pedra quem nunca dançou quadrilha com seus colegas, ou nunca viu um balão trilhar seu caminho pelo céu – por mais que estes estejam se tornando cada vez mais raros devido as leis que proíbem essa prática -, além disso, não podemos esquecer do uso das fogueiras para compor a festa, por mais que estas sejam mais raras nas regiões urbanas.

Essas comemorações são influentes por todo o Brasil, mas são mais expressivas no nordeste, onde o povo costuma se reunir em grupos e ir à rua para festejar – os tais grupos festeiros – e usam da data para agradecer as chuvas que sustentam a agricultura da região.

No Sudeste, são mais tradicionais a realização das quermesses. Estas festas, realizadas mais usualmente por igrejas e colégios, possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para entreter e animar os visitantes da comemoração.


Como no mês de junho, também, é a época de colheita do milho, a maioria dos alimentos encontrados nas festas, tais como bolos, doces e salgados são feitos deste alimento, como: pamonha, cural, milho cozido, canjica, bolo de milho...




Por: Thaisy Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...