domingo, 30 de junho de 2013

FESTA JUNINA

Um pouco da festa 

O mês de Junho está praticamente concluído e com isso suas festividades também se aproximam do fim.

Uma das grandes características desse mês são as datas comemorativas em homenagem a diversos santos católicos, sendo: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Há quem diga que a Festa Junina foi criada em função de tais festividades; outra versão é a de que a festa teve origem nos países católicos da Europa e foi trazida para o Brasil durante o período colonial.

                            E seus padroeiros

Santo Antônio: conhecido como santo casamenteiro. No dia 13 de Junho, várias moças solteiras fazem simpatias para encontrar maridos. Um costume conhecido por parte delas é virar a imagem do santo de cabeça para baixo e mantê-lo assim até ele arrumar um namorado para elas.

São João: considerado o santo protetor das mulheres grávidas, é um dos santos mais conhecidos e populares. Vinte e quatro de junho (24.06) é o seu dia, comemorado com muita festa, dança e alegria. Esse santo é também conhecido como sendo primo de Jesus Cristo.

São Pedro: considerado o protetor das viúvas, guardião das chuvas, porteiro dos céus, entre outras coisas. Seu dia (29 de junho) é comemorado com a participação de grandes procissões marítimas ao redor do Brasil; em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as atrações da festa.



Por: Thaisy Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...