sexta-feira, 5 de abril de 2013



Confira a entrevista com a professora Sueli (Geografia). 

"Desde os meus primeiros anos de escola, sempre gostei de Geografia.  Então, eu já pensava: vou ser professora de geografia."
      Há quanto tempo você é professora e há quanto tempo está no Sussumu?
 Sou professora há vinte e cinco anos.  Estou no Sussumu há quinze anos.  


     Por que escolheu ser professora de geografia e não de outra matéria?
Desde os meus primeiros anos de escola, sempre gostei de Geografia. Então, eu já pensava: vou ser professora de geografia. Eu tive ótimas professoras de Geografia e, acho que isso me estimulou.
 

     Você estudou em escola pública ou privada (particular)?
O ensino Fundamental e Médio na rede pública e a faculdade na rede privada.


     Como era o ensino na sua época de estudante? Você acha que era melhor do que hoje em dia?
Não sei se posso classificar como melhor... Acho que os alunos na minha época eram mais sérios, tinham mais comprometimento com a educação do que hoje. 
 
     O que os alunos poderiam fazer para melhorar?
Comprometimento. Seriedade. Acho que esse é o caminho, porque eu não sinto isso nos alunos.  Uma grande parte dos alunos vem à escola para cumprir um papel social. É um ponto de encontro, um bate-papo. 

     O que você acha dos alunos de um modo geral?
Particularmente, gosto muito dos alunos do Sussumu porque, apesar, dessa falta de comprometimento que relatei, sinto amizade e respeito entre os alunos com os professores. Muitos alunos não têm a maturidade ainda para enxergar essa necessidade do aprender para o futuro.  

     Em sua opinião, o que seria um bom aluno?
É saber cumprir o papel de aprendiz, de cidadão. Porque não adianta nada ser um aluno disciplinado, mas que também não tem comprometimento com o aprendizado. Lá na frente ele vai sentir essa necessidade do que ele deixou para trás. 

     Você acha que os professores estão sendo desvalorizados?
Sim, e essa desvalorização passa não só pela questão salarial, mas também pelo próprio aluno que não dá importância para o conhecimento.  Então, ele também não dá importância para o profissional que está ali para ensinar, para transmitir conhecimento. Mas como eu já estou há muito tempo aqui no Sussumu eu não sinto aqui essa desvalorização em termos de respeito, acho que nós somos uma família.  


     O que é ser um bom professor?
É contribuir para que o aluno tenha noção que ele precisa trilhar o seu próprio caminho. Que ele precisa procurar o conhecimento, que não é só vir para escola e pegar um certificado. É ter noção de que no futuro esse conhecimento vai ser muito útil. O bom professor tem que transmitir essa ideia.  

Por: Victoria Ribas, Viviane Nolasco e Thaisy Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...