terça-feira, 26 de março de 2013


O entrevistado dessa semana é o professor Ribeiro de História. Confira a entrevista!

 "Para construir algo são necessárias várias pessoas e para destruir, apenas uma."


Há quanto tempo você é professor? E a quanto tempo você está na escola? 
Sou professor há 15 anos. Este é o meu 4° ano no Sussumu.

Por que você quis ser professor?
Eu achei em determinado momento na minha vida que lecionar era onde eu me encontraria como pessoa. Graças a Deus não me arrependo por que dando aulas eu me sinto útil.

Como é seu relacionamento com os alunos?
Relacionamento é conflitante. É através do conflito que a gente se esmera e que a gente melhora... Eu como professor e vocês como alunos. A relação entre professor e aluno está muito além do conteúdo. Eu aprendo com vocês e vocês aprendem comigo.

Você acha certo ou justo o salário dos professores?
A questão salarial do professor é ampla, é social. O professor, infelizmente, virou uma figura caricata, virou uma figura a ser menosprezada, a ser tripudiada, no que mais o professor sofre é nisso. A questão do salário nem precisamos falar... Só pelo professor ter a responsabilidade de estar com vocês na sala de aula já valeria pelo salário, quem dirá pelo resto.

Como são os alunos do Sussumu?
Os alunos do Sussumu, apesar de serem um pouco agressivos e um pouquinho desinteressados, tem a maior qualidade. Eles têm um grande mérito, o carinho pela escola. Apesar de não demonstrarem, eles têm um bem-estar em estar no Sussumu.

Você já teve alguma atitude extrema com algum aluno?
Infelizmente sim. Às vezes é preciso ter uma atitude drástica. Como eu já disse a gente aprende com os nossos erros, infeliz aquele que acha que sabe tudo. O professor, às vezes, tem que se esmerar e infelizmente tem essas atitudes drásticas, que não podem acontecer. E a coisa mais importante é ter que saber relevar.

Você já discutiu com algum responsável pelo aluno?
Sim, infelizmente. Mas o professor tem que estar preparado para lidar com isso.

Por que você distribui doces para os seus alunos?
Para desarmar os alunos. É uma maneira de falar que não sou um inimigo de vocês, pois, de alguma forma somos todos irmãos.

Você conhece o BLOG?  O que achou?
O BLOG é muito bom. A iniciativa é maravilhosa. É uma forma de agregar o aluno a vida escolar, ou seja, o aluno é um integrante ativo dentro da escola a todo tempo. 

Por: Viviane Nolasco, Victória Ribas, Thaisy Santos e Camila Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...